Isolamento térmico de refrigeradores
relação entre o percentual do gás expansor e a densidade livre da espuma de poliuretano
Resumo
Esse artigo tem como objetivo determinar a densidade livre da espuma de poliuretano em diferentes percentuais do gás expansor ciclopentano. Tendo como base seus objetivos, este estudo apresenta caráter exploratório e explicativo, em que, respectivamente, apresenta um referencial teórico sobre a temática e, posteriormente, a parte experimental. No processo de isolamento térmico de refrigeradores é importante controlar as propriedades e os parâmetros do processo de injeção da espuma. Após a solidificação da espuma, a densidade livre é um importante parâmetro de processo, pois é possível ter uma ideia da fluidez do material, e determinar a sua capacidade de preencher todo o gabinete do refrigerador, assim, quanto menor a densidade livre da espuma, maior a fluidez do sistema de PU. Os resultados mostram que quanto maior o percentual de ciclopentano, menor a densidade livre. Com densidades mais baixas, menor o tamanho de célula e, consequentemente, melhores propriedades mecânicas e térmicas.
Os autores que tiverem artigos aprovados para publicação deverão enviar uma carta transferindo os direitos autorais para a Revista Produção em Foco.
É condição (ou requisito) indispensável para a publicação do artigo a entrega da carta devidamente assinada por todos os autores. Assim, deverá ser preenchida a carta em anexo, com todas as informações solicitadas, assinada, escaneada, sendo sua cópia enviada junto com a versão definitiva do artigo.
Faça download da carta de transferência de Direito Autoral