Rendas relacionais e vantagens competitivas em uma cadeia de suprimentos de estruturas metálicas
Resumo
Este estudo teve como principal objetivo caracterizar as fontes geradoras de rendas relacionais e vantagens competitivas provenientes dos relacionamentos interorganizacionais dentro do contexto de uma cadeia de suprimentos. A abordagem metodológica adotada foi o estudo de caso, em que foram estudadas duas empresas de uma cadeia de suprimentos do setor de estruturas metálicas, sendo uma empresa focal e seu principal fornecedor. O principal instrumento de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas com gerentes e vendedores plenos das empresas participantes. Os resultados apontaram que as empresas realizam investimento em ativos específicos de relacionamento (em especial, especificidade de ativos humanos), trocam informações e conhecimento, procuram desenvolver dotações complementares de recursos e têm custos de transação reduzidos (devido ao relacionamento de confiança entre as empresas), permitindo, segundo a visão relacional, que no relacionamento entre as duas empresas haja o potencial para o desenvolvimento de rendas relacionais e vantagens competitivas.
Os autores que tiverem artigos aprovados para publicação deverão enviar uma carta transferindo os direitos autorais para a Revista Produção em Foco.
É condição (ou requisito) indispensável para a publicação do artigo a entrega da carta devidamente assinada por todos os autores. Assim, deverá ser preenchida a carta em anexo, com todas as informações solicitadas, assinada, escaneada, sendo sua cópia enviada junto com a versão definitiva do artigo.
Faça download da carta de transferência de Direito Autoral