Um modelo de gestão do conhecimento como proposta para um repositório eletrônico de dados

  • Alcir Mário Trainotti UNISOCIESC
  • Mehran Misaghi UNISOCIESC
  • Cintia Ghisi Trainotti UNISOCIESC
Palavras-chave: Repositório de Conhecimento. Gestão do conhecimento. Modelos de Gestão do conhecimento

Resumo

Os sistemas computacionais atualmente são responsáveis pela automatização de processos gerenciais complexos, e auxiliam o empresariado a tomar as decisões. Esta pesquisa abordará uma empresa da área de tecnologia da informação com atuação nacional e internacional. Tendo em vista, que o mundo computacional evolui constantemente é necessário empregar pessoas capazes de aprender e disseminar o que conhecem. A gestão do conhecimento nesse cenário é uma das propulsoras para que seja viável esse cenário competitivo. Para isso, a organização deve se preparar com ferramentas e modelos gerenciais apropriados para que todo o conhecimento seja retido e compartilhado pelos membros da equipe. Nesse sentido, justifica-se a utilização de conceitos de gestão do conhecimento por meio da criação de um repositório eletrônico capaz de armazenar o conhecimento gerado e disponibilizá-lo para o aproveitamento de outras pessoas. Esta pesquisa tem como objetivo propor a criação de um repositório de conhecimento baseado em um modelo de gestão do conhecimento. Os resultados encontrados até o momento foram o desenvolvimento de um modelo convergente de gestão do conhecimento, baseado em diferentes estudos consagrados. Também se citam o levantamento de informações do perfil da empresa e a análise dos colaboradores e problemas encontrados nesse ambiente.

Biografia do Autor

Alcir Mário Trainotti, UNISOCIESC
Engenheiro de computação e Mestrando em Engenharia de Produção. Pesquisador de Engenharia de Software e Gestão do conhecimento.
Publicado
16-12-2013
Como Citar
Trainotti, A., Misaghi, M., & Trainotti, C. (2013). Um modelo de gestão do conhecimento como proposta para um repositório eletrônico de dados. Produção Em Foco, 3(2). Recuperado de https://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/134
Seção
Artigos