Influência da carga mental na gestão de relacionamento

Estudo de caso em empresas da construção civil

  • Evelise Tonioti UNISOCIESC

Resumo

Os setores de serviço estão voltados, por requisito do mercado, para a satisfação do cliente. Não diferente, as construtoras, precisam  de uma gestão de relacionamento eficaz. Os funcionários da Gestão de Relacionamento (GR) atendem o cliente desde o pré até o pós-venda, sendo os responsáveis em fazer com que o cliente sinta-se satisfeito. Atividade que pode ocasionar uma sobrecarga mental, levando ao estresse e baixa no rendimento. Este artigo tem como objetivo mensurar a carga mental dos funcionários da GR de duas construtoras da região sul do Brasil, ação relevante e pouco realizada em um setor importante para as construtoras. A pesquisa classifica-se como aplicada quanto a natureza, seu objetivo foi exploratório e sua abordagem quali-quantitativa. O método Nasa TLX foi usado para avaliar a carga mental a que estes funcionários foram submetidos no relacionamento com o cliente e um questionário sobre Satisfação do Cliente, foi respondido sob a visão dos funcionários, do trabalho que realizaram, usando-se a escala Likert. Diante do resultado de sobrecarga mental em todos os respondentes das duas construtoras, espera-se que a mensuração realizada estimule a busca de melhorias psicolofisiológicas na saúde mental dos funcionários da GR e assim disponham de todas as suas competências para um bom relacionamento com o cliente.

ente sinta-se satisfeito. Atividade que pode ocasionar uma sobrecarga mental, levando ao estresse e baixa no rendimento. Este artigo tem como objetivo mensurar a carga mental dos funcionários da GR de duas construtoras da região sul do Brasil, ação relevante e pouco realizada em um setor importante para as construtoras. A pesquisa classifica-se como aplicada quanto a natureza, seu objetivo foi exploratório e sua abordagem quali-quantitativa. O método Nasa TLX foi usado para avaliar a carga mental a que estes funcionários foram submetidos no relacionamento com o cliente e um questionário sobre Satisfação do Cliente, foi respondido sob a visão dos funcionários, do trabalho que realizaram, usando-se a escala Likert. Diante do resultado de sobrecarga mental em todos os respondentes das duas construtoras, espera-se que a mensuração realizada estimule a busca de melhorias psicolofisiológicas na saúde mental dos funcionários da GR e assim disponham de todas as suas competências para um bom relacionamento com o cliente.

Publicado
29-11-2019
Como Citar
Tonioti, E. (2019). Influência da carga mental na gestão de relacionamento. Produção Em Foco, 9(2), 123-143. https://doi.org/10.14521/10.14521/10.14521/P2237-5163.2019.0019.0006