EDITORIAL

A Revista Produção em Foco e sua história junto ao Mestrado Profissional da UNISOCIESC

  • Eduardo Concepción Batiz Engenheiro Industrial e Doutor em Ciências Técnicas; Coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção do Centro Universitário SOCIESC – UNISOCIESC desde sua abertura em 2008. Fundador e criador do Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul – CONEPRO-SUL e do Congresso Internacional de Desenvolvimento da Engenharia Industrial – CIDEI. Fundador e criador de Revista Eletrônica “Produção em Foco”. Desde seus início é Editor - Chefe da Revista.

Resumo

A História da Revista Produção em Foco remonta o ano de 2006. Em uma reunião da equipe de doutores, que tinha a responsabilidade de apresentar à CAPES uma Proposta de Abertura de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, foi idealizado pelo Professor Eduardo Concepción a criação de uma Revista Eletrônica e do Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul – CONEPRO-SUL.

Tanto a Revista quanto o Congresso, desde o início, tiveram como objetivo divulgar as principais pesquisas nas diferentes áreas de Engenharia de Produção. O nome Produção em Foco para a revista foi criado pelo Prof. Dr. Alejandro Martins Rodríguez. Em outubro de 2010, com a aprovação da Direção do Centro Universitário SOCIESC – UNISOCIESC de Joinville, Brasil, foi dado início à base para o lançamento da Revista.

A partir daquele momento teve início as atividades de marketing para captar autores, incentivando o envio de artigos para avaliação, com vistas ao lançamento do primeiro número da revista. Também foi dado início ao trabalho de formação do quadro de avaliadores nacionais e estrangeiros, que tem a responsabilidade de avaliar, aprovar ou rejeitar artigos submetidos por autores das mais diversas instituições de ensino e pesquisa, bem como teve início a criação do Corpo Editorial, que tem a responsabilidade de gerenciar todos os processos inerentes à Revista.

No ano de 2011 foi lançado o primeiro número da Revista.

Um dos objetivos da Revista é ser um meio de divulgação, capaz de estabelecer intercâmbio e discussão entre profissionais da área educacional e empresarial, buscando a aproximação entre os especialistas da área de Engenharia de Produção.

No mês de julho de 2015 a revista passou por uma reformulação, ampliando o espectro de áreas de conhecimento, passando a envolver, também, as áreas de materiais e processos de fabricação. Deste modo, a revista propõe-se divulgar os melhores trabalhos técnico-científicos e incentivar o estudo e desenvolvimento das empresas do setor de produção e de serviço na área das engenharias e áreas afins.

No último Qualis Capes do quadriênio 2013-2016 a Revista Produção em Foco está qualificada como B5 para as áreas de Educação, Engenharias I, II e III, e Planejamento Urbano e Regional/Demografia, sendo B4 para a área Interdisciplinar.

Os resultados alcançados em tão pouco tempo de existência da Revista se deve ao esforço de uma equipe empenhada em fazer o melhor, com muita dedicação e competência.

Temos certeza que este veículo de comunicação e debate é e sempre será em um meio eficaz de transmissão do conhecimento e experiência, buscando a participação e integração de todos.

O Editor.

Publicado
07-03-2018
Como Citar
Batiz, E. (2018). EDITORIAL. Produção Em Foco, 7(2). Recuperado de http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/567
Seção
Editorial