Processo Decisório na Gestão Operacional da Expedição: Modelo de Simulação Baseado em Tomadas de Decisões

  • Fernando Ramos Lengler Faculdade Cesusc
  • Enzo Morosini Frazzon Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Processo decisório, Competências comportamentais, Gestão operacional, Simulação, Expedição.

Resumo

Esta pesquisa tem como foco auxiliar e direcionar os gestores tomadores de decisões, frente aos processos de expedição, considerando os melhores resultados estratégicos para a organização e menores impactos subsequentes na cadeia de suprimentos. O desenvolvimento desta pesquisa assume que as incertezas no planejamento e programação fundamentam as dificuldades relativos às tomadas de decisões inerentes às atividades na gestão de redes de produção. A pesquisa define-se como sendo exploratório-descritivo sendo exploratório-descritivo pelo fato de buscar, como intuito principal, um maior conhecimento sobre o tema e suas implicações no contexto abordado. Quanto a abordagem do problema, devido à complexidade interpretativa, esta pesquisa tem um enfoque quali-quantitativo, com a construção de mapa conceitual teórico e emprego de definições sobre a quantificação de dados. Por fim, o objeto de pesquisa aponta para a criação de um método que contribua na compreensão dos impactos das decisões, oriundas das competências comportamentais, dos gestores de operações.

Biografia do Autor

Fernando Ramos Lengler, Faculdade Cesusc
Mestre em Administração Universitária pela UFSC, Bacharel em Economia pela PUCRS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Especialização em Gestão e Marketing Estratégico de Negócios pela UFSC. Professor dos Cursos de Administração e Gestão Comercial (EaD) da Faculdade CESUSC, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Profissional com experiência em gestão, operações, logística e planejamento financeiro, vendas e indicadores.
Enzo Morosini Frazzon, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutor em Engenharia de Produção (Doktor-Ingenieur, Dr.-Ing.) pela Universität Bremen/Alemanha (2006-2009); mestre em Engenharia de Produção - Logística e Transportes (2003-2005) e Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-1998). Possui também pós-graduação (MBA) em Administração de Empresas pelo IBMEC/SP (2000-2002). Obteve valiosa experiência prática na Audi/Volkswagen (1998-2001) e ArcelorMittal Brasil (2002-2003), onde atuou no planejamento estratégico, estudo de viabilidade, projeto e implantação de processos produtivos e logísticos. Desenvolveu e liderou projetos de pesquisa e extensão no Laboratório de Logística e Transportes - LabTrans/UFSC (2003-2006). Realizou pós-doutorado no Bremer Institut für Produktion und Logistik/Alemanha (2009-2010). Desde 2010, Enzo Morosini Frazzon é Professor do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina, onde lidera e atua em projetos nas seguintes temáticas de pesquisa: (i) integração entre processos produtivos, de logística e transporte, (ii) sistemas produtivos e logísticos inteligentes e (iii) abordagens estratégicas aplicadas à logística (Macrologística). Atua como supervisor do ProLogIS/UFSC (Laboratório de Sistemas Produtivos e Logísticos Inteligentes, http://www.prologis.ufsc.br) e líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Sistemas Produtivos e Logísticos (S-ProLog). É autor e coautor de artigos científicos e livros, no Brasil e exterior. É também editor-convidado e revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais e editor da Revista Produção Online (Revista Científica Eletrônica da ABEPRO, http://www.producaoonline.org.br, Qualis CAPES B2).
Publicado
01-08-2016
Como Citar
Lengler, F., & Frazzon, E. (2016). Processo Decisório na Gestão Operacional da Expedição: Modelo de Simulação Baseado em Tomadas de Decisões. Produção Em Foco, 6(2). Recuperado de http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/312
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##