Modelagem para a mensuração da eficiência produtiva de empresas do setor domissanitário

  • Naiara Tatiane Hupfer Universidade Federal de Santa Maria
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Maria
  • Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlon Soliman Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Indicadores chave de desempenho, Competitividade, Sistemas de medição de desempenho, Sistemas de manufatura.

Resumo

O gradativo desenvolvimento de sistemas de informações gerenciais a respeito das organizações por meio da mensuração do seu desempenho possibilitam, nos dias de hoje, obter uma reflexão mais apurada acerca da realidade encontrada em relação ao ambiente em que se está inserido, principalmente no que tange as empresas pertencentes ao setor secundário. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem por objetivo propor um modelo capaz de mensurar a eficiência produtiva em empresas do setor químico domissanitário, a fim de tornar possível a obtenção de maiores conhecimentos sobre as principais características que interferem no rendimento da manufatura. Para tanto, foi necessária a construção de uma métrica, baseada nos fatores críticos de sucesso qualitativos derivados da literatura e calculadas por meio de dados coletados diretamente no sistema de produção da empresa pesquisada, possibilitando, ao final, a definição de quatro Key Performance Indicators (KPI) diretamente vinculados ao indicador objetivo representativo da situação do sistema em relação ao contexto. Para o teste do modelo foi proposta a aplicação em uma empresa localizada na região sul do Brasil durante as semanas 31 a 35 do ano de 2012, onde percebeu-se que apenas na 34 atingiu-se um desempenho superior ao objetivo estabelecido de 70% da pontuação total.

Biografia do Autor

Naiara Tatiane Hupfer, Universidade Federal de Santa Maria

Núcleo de Inovação e Competitividade

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Julio Cezar Mairesse Siluk, Universidade Federal de Santa Maria

Núcleo de Inovação e Competitividade

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior, Universidade Federal de Santa Maria

Núcleo de Inovação e Competitividade

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Marlon Soliman, Universidade Federal de Santa Maria

Núcleo de Inovação e Competitividade

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Publicado
16-12-2013
Como Citar
Hupfer, N., Siluk, J., Neuenfeldt Júnior, A., & Soliman, M. (2013). Modelagem para a mensuração da eficiência produtiva de empresas do setor domissanitário. Produção Em Foco, 3(2). Recuperado de http://producaoemfoco.org/producaoemfoco/article/view/126
Seção
Artigos