Sobre a Revista

A Revista “Produção em Foco” foi criada, em outubro de 2010, pelo Mestrado Profissional em Engenharia de Produção do Centro Universitário SOCIESC – UNISOCIESC em Joinville, Brasil.

Inicialmente, entre os objetivos da Revista estava a criação de um meio de divulgação, que desde seu início, estabeleceu um marco de intercâmbio e discussão entre profissionais da área educacional e empresarial, além da aproximação de especialistas da área de Engenharia de Produção.

No mês de julho de 2015 a revista foi reformulada de modo a ampliar o espectro das áreas de conhecimento envolvendo, a partir dessa data, as áreas de materiais, processos de fabricação, gestão e inovação.

A Revista propõe-se divulgar os melhores trabalhos técnico-científicos e incentivar o estudo e desenvolvimento das empresas produtivas e de serviços de engenharia e áreas afins.

A revista Produção em Foco tem ainda como um de seus objetivos a divulgação de Notas de Pesquisas (Research Notes) de alunos de Mestrado e Doutorado, que desejam compartilhar com a comunidade científica, acadêmica e empresarial suas ideias em trabalhos de pesquisas. Esta é uma iniciativa inédita nas revistas científicas do Brasil que, com certeza, será acolhida pelos leitores.

A Revista conta com um Conselho Editorial composto por especialistas de renome nacional e internacional, que tem como uma de suas responsabilidades a de definir as políticas editoriais da Revista, assim como um amplo corpo de referees dedicados à aprovação dos artigos científicos que serão divulgados nos diferentes números da Revista.

Na certeza de este ser um importante veículo de comunicação e debate, trabalha-se para que seja um meio eficaz de transmissão de conhecimento e experiência, graças a participação de todos. Sejam bem-vindos.

Editor Chefe

Foco e Escopo

A Revista “Produção em Foco” é uma publicação acadêmica que tem como objetivo disseminar conhecimento. Para tanto, convida aos pesquisadores, especialistas, professores e demais profissionais relacionados com as Engenharias de Produção, Mecânica e Materiais a submeter artigos inéditos.

O escopo da Revista inclui as áreas de engenharia de operações e processos da produção, logística, pesquisa operacional, engenharia da qualidade, de produto, organizacional, econômica, do trabalho, da sustentabilidade, educação em engenharia, materiais metálicos e poliméricos, tribologia, de superfície, mecânica da fratura e fadiga dos materiais, assim como nas áreas de processamento, com enfoque nos temas processo de fundição e conformação dos metais, processo de usinagem, tratamento térmico para metais, processos de soldagem e processamento de materiais poliméricos.

POLÍTICA EDITORIAL

O processo de submissão de artigos da Revista Produção em Foco é em fluxo contínuo utilizando os mecanismos estabelecidos na página eletrônica da Revista.

Os artigos submetidos à Revista devem ser inéditos, ou seja, não podem estar publicados em outras revistas, nem submetidos ou em processo de avaliação em outro periódico.

Quando publicados em congressos, encontros, workshops, conferências, simpósios, etc., os autores devem enviar uma carta à revista, juntamente com o artigo já publicado, onde se ressalte as modificações realizadas que mudam substancialmente o artigo a ser submetido.

Os artigos podem ser produzidos em português, inglês ou espanhol. É recomendado que o texto do artigo, quando submetido na língua inglesa ou espanhola, seja revisado por nativo do idioma, a fim de obter uma redação e ortografia condizente com o idioma desejado.

Se o artigo já foi rejeitado por ocasião de submissão anterior, os autores devem enviar uma carta à revista, juntamente com o artigo anteriormente rejeitado, ressaltando as alterações realizadas que mudam substancialmente o artigo que está sendo novamente submetido.

A Revista Produção em Foco oferece acesso livre e imediato a todo seu conteúdo, proporcionando uma maior democratização do conhecimento.

As normas para submissão de artigos se encontram em documento publicado na seção “Instruções para a submissão de artigos”.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todo artigo submetido à Revista “Produção em Foco” é analisado pelo Conselho Editorial para examinar se está adequado às normas editoriais estabelecidas e dentro do escopo da Revista. Caso não esteja de acordo com as normas, o Conselho Editorial pode sugerir aos autores uma revisão para nova avaliação ou rejeitá-lo definitivamente.

Quando o artigo é aceito pelo Conselho Editorial, este é enviado para avaliação por pares de revisores. Decorrente da avaliação dos referees são possíveis os seguintes resultados:

  1. Ambos os revisores aceitam o artigo sem propor nenhuma observação ou modificação: o manuscrito é enviado para edição para sua posterior publicação;
  2. Um dos revisores, ou ambos, sugerem alterações: o manuscrito é devolvido aos autores e esses devem considerar as recomendações emitidas pelos avaliadores. Os autores, depois de realizarem as alterações, devem enviar novamente o artigo acompanhado de uma carta dirigida aos revisores, clarificando o que foi alterado no artigo, para cada recomendação dos avaliadores;
  3. Ambos os avaliadores rejeitam o artigo: o manuscrito definitivamente não é publicado;
  4. Um dos revisores rejeita o artigo e outro o aceita, independentemente de terem sido solicitadas alterações: o manuscrito será enviado a um terceiro avaliador. Neste caso podem surgir duas situações: Na primeira, o último avaliador aprova o artigo e o manuscrito é publicado (somente depois de feitas as alterações propostas, caso existam). Na segunda situação, o terceiro avaliador rejeita o manuscrito, e neste caso o artigo não será publicado.

 As decisões do Conselho Editorial da revista são definitivas e não cabe recurso de apelação.

Depois de aprovado o artigo para publicação, os autores deverão enviar uma carta transferindo os direitos autorais para a “Revista Produção em Foco”. Nesse momento começa o processo de edição do artigo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

A Produção em Foco agradece imensamente ao Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica do Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC pelo apoio prestado desde o início da revista.

Histórico do periódico

Desde o ano de 2004, quando foi criado o Departamento de Pesquisa do então Instituto Superior Tupy – IST, o grupo de professores doutores da área de Engenharia de Produção tinha como objetivo principal a aprovação de um Mestrado em Engenharia de Produção pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Além desse objetivo, estava clara a necessidade da criação de uma revista para a divulgação das pesquisas mais relevantes e atuais nas diferentes áreas de atuação da Engenharia de Produção. Dessa forma nasceu em outubro de 2010 a “Revista Produção em Foco”.

Essa Revista tem buscado, desde seu início, ser um instrumento de intercâmbio entre profissionais da área educacional e empresarial. Com a participação de especialistas da área de Engenharia de Produção ocorre a divulgação de trabalhos técnico-científicos, o incentivo ao estudo e desenvolvimento nas empresas e no setor de serviços nas mais diferentes áreas de atuação da Engenharia de Produção.

A Revista também dedica-se à divulgação de Notas de Pesquisas (Research Notes) de alunos de Mestrado e de Doutorado, que desejam compartilhar com a comunidade científica, acadêmica e empresarial suas ideias sobre trabalhos de pesquisas. Esta é uma excelente iniciativa e, com certeza, será bem acolhida pelos leitores. As Notas de Pesquisa não são artigos científicos e, portanto, a aprovação para publicação é do corpo de editores da Revista e não são submetidas a avaliação por pares.

Durante os anos 2010 e 2015 foram publicados 08 (oito) números da revista, sendo cada um deles com 10 artigos de pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de 09 (nove) Notas de Pesquisa.

No mês de julho de 2015 a revista foi reformulada de modo a ampliar o espectro das áreas do conhecimento, englobando, a partir dessa data, as áreas de Materiais e de Processos de Fabricação.